Comprimento do espaço? Deixa cá ver..


É um assunto tão grande, abrange tantos horizonte que secalhar nem nos questionamos sobre o espaço.. Afinal o que é o espaço?
Pois o espaço tem muitas definições, muitas designações, muitas subjectividades, mas já conseguiram imaginar a grandiosidade disto?

Bem calcular o espaço é impossível, pois é infinito, mas no sistema solar posso tentar mostrar-vos alguns dados da grandiosidade, tais como:

  • É uma estrutura constituída por cerca de duzentos biliões de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de quatrocentos biliões) e tem uma massa de cerca de um trilião e 750 biliões de massas solares. Sua idade está calculada entre 13 e 13,8 biliões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de quatorze biliões de anos.
Dados observacionais (J2000)
Idade 13 800 000 000 anos
Tipo SBb espiral barrada
N° de estrelas

Adiante, A Via Láctea está inserida no chamado Grupo Local de galáxias, que é constituído por cerca de trinta outras galáxias. As principais são a Via Láctea (a mais maciça) e a galáxia de Andrômeda (a de maior dimensão) separadas entre si em cerca de 2,6 milhões de anos-luz.
A nossa galáxia é grande, mas e as outras ? Cum Caneco.. Reparem só, existem mais 30 galáxias para além da Via Láctea, isto é impensável, tanto filosofo eu nesta galáxia e na sua robustez então nem quero sequer imaginar as outras.. Mas o mais incrível deste dado ainda é a distância entre cada galáxia, 2,6 milhões de anos-luz ? Estou boquiaberto com tal calamidade..
É certo que na semana passada vi num programa televisivo que a NASA descobriu um planeta semelhante ao planeta terra, que está cerca de 20 anos-luz que é muitíssimo, só para terem uma ideia iríamos demorar cerca de 250 anos aproximadamente. Então imaginam 2,6 milhões de anos? Nem quero tentar saber o valor astronómico disto.. Acho que desmaiaria !

É tão interessante filosofar sobre os antepassados, o presente e o futuro que aí vem, imaginem estas três ideias:
  • Como começou o nosso planeta? Big Ban? Deus ? Como?
  • Como está agora o nosso planeta? As translações continuam as mesmas ? O planeta terá diminuído de tamanho como a lua?
  • Como vai ser o nosso planeta daqui a 1000 anos? Será que vamos conseguir encontrar vida noutro planeta e se isso acontecer, iremos conseguir alcança-lo e poder viver nele?
Isto é fantástico.. Eu acredito no paranormal, existe vida para além de nós seres humanos. Mas..
Existe sempre um mas neste recinto, pois não o posso afirmar com provas. Mas OVNIS ? Porque não a existência deles? Acredito que sim, que existem.. Não do género do ser humano, mas um ser diferente, pode ser parecido com o meu galo!

Comentários

Mensagens populares