A Teoria do ser portugues


Portugal, meu querido Portugal, um dos países mais antigos deste mundo (800 anos aproximadamente), estabelecido a muitos aspectos e a muito poucos também. A comparar Portugal à forte Alemanha eu diria que somos um país de terceiro mundo e não um pais desenvolvido.
Estamos em tempo de crise e em vez de deixarmos o orgulho de lado e lutarmos todos para que pelo menos o FMI não entre em Portugal, nós portugueses preferimos criticar os do governo por tudo e mais alguma coisa. Porquê? Não obtenho resposta nem nunca vou obter, somos assim há mais de 800 anos e iremos ser sempre.

Reparem vou dar-vos um exemplo claro disso mesmo, vamos supor que existem 2 prédios situados no mesmo bairro, um deles é maior e o outro nem por isso, mas o português que tem o prédio menos desenvolvido não lhe interessa de maneira alguma desenvolver o prédio de forma a que fique igual ao do vizinho mas interessa-lhe sim por instinto de português aportuguesado, arranjar um maneira de deitar abaixo o prédio do vizinho abaixo.
Mas é assim a nossa cultura, o que havemos nós de fazer? Lutar por um país melhor? É claro que sim, eu quero acreditar que sim que ainda podemos ter alguma coisa a fazer pela nossa pátria.

Agora voltando novamente à minha comparação com a Alemanha, reparem esta grande potência europeia foi totalmente destruída na primeira guerra mundial e foi praticamente humilhada por tudo e todos, ao vingar-se e consequentemente ao provocar a segunda guerra mundial e com os ideias de Fuher e os nazis de nada valeu, pois foram cercados por os outros países da Europa e também EUA, ficando sem a sua economia, ficando sem estradas, casas, empregos, sem vida e com destruição e morte à mistura. Aproximadamente 60 e poucos anos após a segunda guerra mundial esta Alemanha conseguiu com um governo forte e com um país a pôr o orgulho de parte e chegar a uma altura e dizer: "Chega sei que por aí não vamos mais, custe o que custar!" e não vamos mesmo, vão todos juntos na mesma direcção "TORNAR A ALEMANHA NA MAIOR POTÊNCIA EUROPEIA" e assim foi, actualmente são a maior potência da UE e mais um exemplo que pode demonstrar isso é sem duvida que, caso haja algum empreendimento cuja obra precisa de ser financiada pela UE a Alemanha financia mais de metade dessa obra.

Resumindo mais um exemplo claro que quando queremos erguer a bandeira, a pátria, o país e o orgulho da nação é difícil mas não impossível.

Comentários

Mensagens populares