«Secretum Vaticano»


Julgar-se-ia um pouco estranho falar do Vaticano e dos seus segredos, caso fosse necessário aceder aos arquivos secretos da Igreja – por ser impossível chegar a eles - no entanto, subentende-se que o mundo está a mudar, assim como a história.
Se regredirmos quatrocentos anos na nossa história certamente seria acusado pela Inquisição por escrever este texto. Mas os tempos mudaram, e como mudaram, as mentalidades também. Outrora um texto destes seria motivo que bastasse para me perseguirem e me torturarem.
Nos tempos de agora, escrevo esta reflexão de consciência tranquila, sabendo que, também o Vaticano nestes tempos é uma associação que vive no paraíso – em todos os sentidos. A Inquisição acabou e agora discute-se «Paz» por todo o lado.

Todavia, o Vaticano está a revelar todos os seus segredos: histórias, lendas, mitos, acusações, julgamentos, perseguições, mortes, santos, poetas, basílicas, investimentos, tudo.
Vários investigadores debruçaram-se durante anos a fio sob os segredos da Igreja e finalmente eles são revelados, e de maneira surpreendentemente, são revelados pelo próprio Vaticano.

Oitenta e cinco quilómetros de estantes com arquivos «secretum» é realmente um número avassalador. Afinal ainda há tanta matéria que desconhecemos, tantos momentos encobertos pelo regime papal, ao ponto que, chegamos mesmo a duvidar de tudo isto.
O caso que mais me impressiona é o de Galileu, um génio para todos nós, que como outros tantos do seu tempo, fora perseguido pela Inquisição e caíra em desgraça pela sua astúcia no conhecimento e pela sua visão sobre o mundo.
Actualmente os membros eclesiásticos disponibilizam-nos a sua assinatura e a sua própria confissão: “Na mão esquerda segurava uma vela enquanto a direita estava sobre a bíblia, abjurando todo o seu conhecimento científico.” – um génio que tanto deu à humanidade e tão pouco pediu, estava agora oficialmente morto pela Inquisição.

Percebemos que, com estas revelações, a Igreja e os seus membros começam a demonstrar a obscuridade enterrada de há vários séculos. E quem sai beneficiado com estas revelações secretas somos todos nós porque finalmente saberemos a verdade.

Comentários

Mensagens populares