O português!


Já quando prosperávamos enquanto país, a nossa principal atracção residia no estrangeiro; todas aquelas riquezas, talvez de qualidades inferiores às nossas, eram o ponto fulcral que idolatrávamos de forma compulsiva. Séculos passaram. Hoje, de forma precedente ao nível do espírito, assim todos continuam, iguais ou inferiores, a seguir as mesmas ilusões. Os portugueses olham para o seu país como mau, não lutam por ele, arrecadam pé de responsabilidades e soltam um arrepio quando se lhes falam em espírito patriótico. Pois tudo continua como dantes. Olham para o estrangeiro como algo superior, ainda que não seja, e o nosso país lá tem ido, às vezes em boas marés, outras nem tanto, ai por fora, sem rumo, sem fiéis portugueses, sem sentido patriótico.
Olhem para lá, barqueiros ingleses vos esperam. Usem as vestes de lá, de bordados tipicamente de Mademoiselle, as costureiras francesas vos esperam. Assistam às óperas italianas, mesmo que nada percebam dela, e os belíssimos italianos vos esperam.
Pois bem... Esquecei, pois, as vossas origens: a frota marítima que descobriu o mundo; as vestes clássicas e intelectuais que formou artistas; as touradas que exaltavam a cultura portuguesa. Esqueçam tudo, esqueçam.

Comentários

Mensagens populares