A solidão de uma idosa



Durante a tarde, um programa na Sic Notícias direccionado para a opinião dos telespectadores despertou-me especial interesse. Como habitualmente, os membros mais activos neste formato de programa são os reformados, os idosos e os desempregados. O tema abordado não era específico, mas o mais falado foi a crise e a falta de dinheiro. Até aí nada de novo. Quando telefonou uma senhora com setenta e um anos, as coisas sofreram uma alteração tanto no tom como no assunto da conversa. A sua voz ia trémula como uma onda cheia de vibrações negativas, e começou por falar da solidão em que vivia... Disse-o com a alma magoada, disse-o como quem já só espera de si o final, unicamente. E explodiu:
- Sabe, minha senhora, a coisa que não desejo a ninguém é a solidão, pois ela é a pior doença de todas, é o pior devaneio que nos pode acercar, é a pior dor e a que doí mais... Eu não desejo a ninguém a solidão. Estudei, trabalhei e agora estou reformada, mas sozinha. Não sou feliz. Nem tenho ninguém que me faça feliz.
Aquela mulher só viu como maneira possível e correcta de mostrar o seu sofrimento, telefonando para o programa e relatar a sua triste vida...

Álvaro Machado – 22:05 – 20-11-2012

Comentários

Mensagens populares