(Im)paciência

A falta de civismo e de compressão entre a comunidade está cada vez mais banalizada, isto é, cada vez assistimos a mais episódios repugnantes, descontextualizados e sem razão aparente.
Há uns tempos atrás, escrevia um pequeno texto sobre o peão e o condutor; agora, voltando a coisa parecida, escrevo sobre a falta de compreensão que observei durante esta manhã por parte de alguns condutores enquanto esperavam que um autocarro deixasse sair os seus passageiros. Poderão, porventura, alegar que o autocarro estava a paralisar o trânsito. Não vou negá-lo. Porém, se estivessem consciencializados de que se tratavam de idosos, debilitados fisicamente - vários apoiados por uma bengala - e que não havendo nenhuma paragem possível, derivado às obras, aquela situação era inevitável de acontecer; mas foi preferível criar um momento inoportuno e maçador, com buzinas ensurdecedoras, tanto para os que saiam do autocarro, como para o motorista e como para os restantes transeuntes como eu. Tudo isto foi um show sem fundamento, apenas porque perderam dois minutos da sua vida.
A falta de civismo e de compreensão das situações continuam. Esquecem-se que, no entanto, o que hoje é alheio a estes condutores impacientes amanhã poderá vir a ser a sua vida.

Álvaro Machado – 15:13 – 20-11-2012

Comentários

Mensagens populares