Novembro, dia 10




Como de costume, hoje foi dia de almoço fora de portas. Frio e chuva com ventos infernais na parte de trás da porta, calor e intensidade pela parte de dentro. Foi assim.
A conversa fluía à medida que os segundos transitavam entre o tempo indefinido de estarmos ali sentados e o espaço eternamente intenso de ali estar... Temas foram abordados de forma simples, ainda que sublime, e a esperança ganhou novo fôlego: o mar das nossas vidas pela primeira vez era navegado por nossas naus; a igreja, representada por um padre defronte, parecia, à primeira vista, ser honesta e séria; a família de camponeses por de trás de nós conversando sobre pesca e agricultura, que enfim é a sua vida; e o dono, padecendo de embriaguez, abrindo portas à chuva exógena, gritava altivamente: "entrai sobre este calor intenso!".
Não podia precisar o que realmente se passou naquele instante. Porém, sei que aconteceu. Enquanto estava sorridente no diálogo catastroficamente cómico chegou uma mulher que, diga-se de passagem, não caminha para nova, de cabisbaixo nos desejou bom apetite - ela que, alias, sempre sorridente nos fala abertamente - com a perna mórbida. Não ficando contente com o que via, ergui a voz ao alto e perguntei-lhe:
- Afinal, o que lhe aconteceu? - disse-o espantado
Uns breves segundos de silêncio fizeram sentir-se na sala de jantar até que, de repente, respondeu resignada:
- Dei cabo desta perna, senhor.
- E já tratou de ir ao médico? Olhando para si, parece ser grave. - disse eu
- Oh, é claro que já tratei de ir. Mas só tenho vaga para dia 21. Infelizmente é o país que temos...
A conversa por ali seguiu sem nexo e acabou sem desfecho. Não esperei mais. Talheres arrumados, café a chegar e este trecho termina assim.

Álvaro Machado - 14:53 - 10-11-2012

Comentários

Mensagens populares