Improviso em grande escala


Palestra, ESMC

Hoje não sabia o que ia acontecer. De facto, era imprevisível. E ainda bem. Sabia que tinha de dar uma palestra juntamente com o meu amigo, Jose Luis, na Escola Secundária de Marco de Canaveses e pouco mais do que isso.

Então, entre pequenas conversas que tivemos, decidimos uma espécie de orientação sobre aquilo que íamos falar, mas a questão fundamental residia no que íamos realmente apresentar e isso nós não fazíamos a mais pequena ideia. Dissemos: vai ser algo diferente. E foi. Posso assegurar-vos que foi das melhores experiências que tive até hoje, e estou certo que o mesmo se aplica ao Jose Luis.

Como não planeámos nada, tudo aquilo que saiu dali foi genuíno, repentino e agradável. Subimos para cima das mesas, falamos do trabalho um do outro, falamos de amizade, incentivámos os alunos à liberdade, à busca dos seus sonhos, a marcarem a diferença no meio da sociedade e a não serem "mais do mesmo". Como fizemos isso? Mostrando aquilo que somos: livres, malucos, divertidos, descontraídos, duas pessoas que gostam daquilo que fazem e que são, à sua maneira, os "capitães da sua alma". 

Por isso, hoje cantámos, falámos, rimos. Tudo isso. E melhor ainda, fizemo-lo com uma excelente plateia de alunos e de professores. Para mim, a grande vitória esteve na interacção de todos os que estiveram presentes, pois perceberam a nossa mensagem fundamentalmente, e, mais do que isso, porque subiram às mesas, disseram o que lhes ia na alma, alunos, professores, tudo e todos.

Valeu a pena. Obrigado!

Álvaro Machado – 21:00 - 19-03-2014

Comentários

  1. Álvaro, podes espreitar a página do facebook do Pinguim Café (https://www.facebook.com/pages/Pinguim-Caf%C3%A9/172329856144832), de que falámos há pouco na biblioteca, ou a do Rui Spranger (https://www.facebook.com/rui.spranger), para saber informações sobre as sessões de poesia. Elsa Vieira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares