Café onírico

Talvez tenha entrado no café. Não sei. Em meu sonho creio que entrei. Vejo-o nitidamente: novo, acabado de estrear, completamente vazio porque ninguém o sonha, com um piano e umas cadeiras de soslaio e, para além disso, tem uma decoração rústica reconfortante. 

Renuncio a crê-lo como real, disse eu dentro de mim, raivoso, incongruente. Porquê? Não sei. Subia as escadas que me davam, pela primeira vez, percepção da sua existência quando disse isto. E juro que disse: vou lançar um livro e vou escrevê-lo aqui!

E tenho sido vil ao pensar que vou escrever um livro. Não o mereço. Não valho o suficiente para escrever, escrever é para quem sente muita confiança dentro de si e muita inocência só no esboçar essa inócua vontade de lançar um livro. A arte não está em nada... Livros, todos escrevem. Lê-los? Todos lêem e são analfabetos. Mas eles estão certos e felizes, eles estão certos e estão felizes. Quem está a mais aqui sou eu; o incongruente que divaga numa dolorosa consciência sou eu e só eu. Mais ninguém...

Digo e penso isto tudo enquanto passeio pela minha cidade inerte e obsoleta. A minha vida é um refúgio em volta destas pessoas, penso eu, cheio de medo de tudo que me acerca. Não sou superior a ninguém, digo, não sou superior a ninguém, ainda que tenha argumentos que me enalteçam um pouco mais, é um meio pequeno, disse eu, e num meio pequeno sobressai-se mais o que rema contra a corrente.

Mas este caso é especial. Aqui, neste moribundo meio de gente ignóbil, sinto-me muito abaixo deles, sinto-me, não um ser humano, mas uma formiga que é pisada por todos os transeuntes... Sinto-me a baixeza, a tal decadência que tanto bulício criou entre os poetas...
Devo ser completamente louco; devo ser, ou estou mesmo completamente louco. Será? Soa cinco horas na badalada seca no sino refugiado no mundo... E isso, será que existe? Será que é? Será?

O café, por favor. O café e o meu livro sobre a mesa do café de madeira exótica. Mais do que isso, só a loucura que trago dentro de mim.

 Álvaro Machado - 04:57 - 04-05-2014

Comentários

Mensagens populares