Um governo que não aceita subornos


O Japão ao que parece terá construído um governo forte em todos os aspectos, e com um principio fundamental "nada de corrupção".
Verifiquei isso hoje mesmo quando dei conta da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Seiji Maehara, ao que parece por ter sido alvo de um eventual donativo ilegal no valor dos 435 euros.

O que de facto demonstra que governos destes hoje em dia são muito raros, ou então os que existem são pouco eficazes. Durante muitos séculos, que prevalece em muitos países este tipo de donativos ilegais, tanto na politica como noutro sector qualquer, por vezes mesmo com provas destes donativos não traz qualquer repreensões às pessoas que os fazem.

A Lei de Controlo de Fundos Políticos do Japão considera ilegal donativos de pessoas ou empresas estrangeiras a políticos japoneses para evitar favorecimentos. Coisa que desde já devia ser implementada em todos os países, para que não haja descontentamento da população no poder exercido pelo governo que se pode tornar um "ciclo vicioso" como o governo Líbio. Eu utilizei o conceito de "todos os países" mas no entanto, é óbvio que existe em grande partes deles o que não impede que mesmo assim aconteça, que acontece e com frequência.

Suborno gere conflito e o conflito gere suborno, mais tarde ou mais cedo, tanto para o que tenta subornar como o que é subornado. Muitos anos isto aconteceu como já referi em muitos sectores, como na própria justiça de vários países, nos seus ideais políticos, no desperto, enfim uma data de factores que influência a credibilidade de um país quanto à sua formação.

Comentários

Mensagens populares