Um lapso rigoroso


Será que o dicionário e o significado das palavras foi alterado e ninguém deu conta? Excepto Vítor Gaspar? Bem.. Espero que um dia saiba a resposta a esta pergunta. Ou talvez já saiba e não tenha dado conta. «O quão distraído sou, Meu Deus!»
Após consultar o dicionário de língua portuguesa, verifiquei que, a palavra "lapso" mantêm o mesmo significado e passo a citá-lo: "erro, descuido; um lapso de memória"; ó meu caro Vítor, você saberá certamente que desde do primeiro momento em que está no governo o seu vocábulo tinha outras prioridades, não sabe? Tais como: ser-se rigoroso, seguir à risca, não poder haver margem para erros; estou a fazer-me entender meu bom Vítor? «Creio que sim». Deixe-me prosseguir. Você saberá também que o OE não podia falhar no principio de Janeiro, não sabe? Pois bem, nem passado um mês de o lançarem, ele falhou assim como Cristo falhou nos seus ensinamentos para com o homem.

Lamento ser eu a dizer-lhe isto, lamento de verdade. Você saberá melhor do que ninguém quais foram os seus erros. Mudou de postura, mudou de discurso, mudou de dicionário e de língua.
Permita-me relembra-lhe a minha crónica anterior sobre os cortes nos subsídios - levando-me assim, mais uma vez, a colocar-lhe uma questão pertinente: Já pensou que este governo tem tudo menos tempo para fazer comédia? Ou peças de teatro? «Julgo que não». Discursou no parlamento para os deputados, na maioria oponentes do governo, afirmando que os cortes nos subsídios afinal não durariam até 2014 - e a plateia calada, espantou-se - e prosseguiu dizendo que durariam até 2015; justificou isto como um lapso.
De maneira que mantenho um grande apreço por si Vítor, e pelo seu sentido de humor. 
E apesar de alguns não partilharem da minha opinião, ri-me como um perdido; é o país que temos e não há volta a dar; é os políticos que nos dão e não há nada a fazer; é os discursos repentinos e pouco duradouros a que nos têm habituado; é a falta de palavra que já todos ironizamos; é tudo o que nunca sonhamos ter, mas temos.


Talvez este texto seja mais um lapso, mas espero que os seus lapsos meus caro Vítor não levem este país para um dicionário cheio de tragédias e incompetências.





Comentários

Mensagens populares