Relvas: as três fases




Entrou como salvador da pátria, exerceu o cargo como vilão e despede-se como herói de Portugal.
Salvador da pátria porque o seu peso pendeu na balança para que Passos Coelho fosse eleito primeiro-ministro; foi, digamos, o mentor que projectou a sua vida política na campanha eleitoral e, posteriormente, no governo.
Ficou vilão quando o seu passado fusco embaciou a tão merecida prosperidade, pois ninguém resiste às histórias que não têm ponto final. Relvas sentiu-o bem na pele. O pesadelo começava em 1984 quando se inscrevia, pela primeira vez, na Universidade Livre e, após um ano, obtinha a disciplina de Ciência Política e Direito Constitucional através de frequência escrita e prova oral; prosseguia, cavalgando, e em 1995 matricula-se na Universidade Lusíada para o curso Relações Internacionais, curiosamente não concluiu nenhuma disciplina, e ficou em maus lençóis por não pagar as propinas (160.272 escudos, aproximadamente); 2006 torna-se o ano chave para Relvas, pois decide, finalmente, tomar consciência que faltar às aulas é má educação e não fazer as disciplinas condiciona o seu futuro; eis que se torna licenciando em Ciência Política e Relações Internacionais à velocidade da luz, um ano depois de se matricular.
O êxtase deste vilão intensifica-se com o caso das secretas e a relação misteriosa com Jorge Silva Carvalho, bem como as alegadas pressões deste à jornalista do jornal Público, Maria José Oliveira.
Não obstante a isto, enaltece-se-me o gosto de investigar pessoas deste calibre: Miguel Relvas recebe, em 2011, 14 mil euros a título de pensão; falsificou a sua morada, lesando o Estado, como forma de aumentar o seu vencimento; antes de integrar o governo, Relvas recebia 2800 mensalmente por "uma subvenção vitalícia por 12 anos de actividade política". Vilão torna-se, assim, muito pouco para definir este senhor...
Agora, a parte em que Miguel Relvas sai da vida política como herói de Portugal: disse, hoje, no seu discurso, nada mais nada menos que "Eu cumpri a minha missão". Para ele, a reorganização autárquica foi bem sucedida, nada à pressa e bem delineada; a reestruturação da RTP está em marcha, polémicas sem lhe ver rasto e a demissão do director da estação televisiva aconteceu apenas por motivos de ponta; o facto de há uns tempos atrás terem dito aos jovens "emigrem" não invalida que o programa "Impulso Jovem" brilhe e salve os jovens com estágios em que beneficia mais o empregador do que o empregado.
No seu discurso de despedida, Relvas disse com algum romantismo: "Outros exemplos poderia aqui deixar, tanto nos sectores referidos como nos campos de que tive a responsabilidade como a imigração, a juventude e desporto ou a igualdade de género..." – aliás, se não me falha a memória, bem recentemente o caso de falha policial num jogo entre o Guimarães e o Braga foi mesmo um acto responsável…
Parte herói de Portugal,
Relvas, o homem que nunca conheceu ninguém igual.

Álvaro Machado – 22:57 – 04-04-2013

Comentários

Mensagens populares